Calendários de Oração 2015


                                                            Janeiro 2015

Ore por… 

1.      Cerca de 200 milhões de viúvas no mundo todo. Ore pelas que sofrem abusos horrorosos como estupro, desabrigo (por terem tido todos os bens arrancados delas) e queima de viúvas.

2.      Mulheres que se sentem abandonadas e esquecidas saberem que através da morte de Cristo, elas podem ser reconciliadas com Deus e que Ele as apresentará “santas e sem mácula”. (Colossense 1.22)

3.      Viúvas que sentem um vazio após a morte de seus maridos. Ore também pelas crianças órfãs. Peça ao Senhor que essas viúvas e crianças encontrem conforto em seu amor e cuidado. Nosso Deus maravilhoso e todo poderoso “defende a causa dos órfãos e das viúvas”. (Deuteronômio 10.18)

4.      Programa de rádio do Projeto Ana, “Mulheres de Esperança”, em 66 línguas, continuar a encorajar, instruir e aconselhar mulheres ao redor do mundo, ajudando-as a fazer escolhas sábias e entender que são preciosas para Deus. Ore por Susie Pek, produtora em português.

5.      Milhões de órfãos que precisam de amor, proteção, educação e vida eternal através de Jesus Cristo. Os males das guerras, doenças e pobreza destroem as vidas de crianças inocentes.

6.      Albanesas que moram sozinhas ou com seus maridos alcóolatras ou que perdem seu dinheiro no jogo enquanto que seus filhos passam fome. Ore pelas igrejas que oferecem sopa para os necessitados, alimentando o corpo e a alma com a mensagem do evangelho no rádio.

7.      Mulheres do Projeto Ana que compartilharam o evangelho e distribuíram roupas novas e usadas, sapatos e mochilas para viúvas e órfãos. Ore pelas ações práticas das Casa Ana do Brasil, em Araguaína e Luis Eduardo Magalhães em 2015 em favor das mulheres. Ore pelos diretores, equipes e pelos recursos necessários.

8.      Funcionários de asilos que permitem que cristãos visitem as mulheres solitárias sob seu cuidado. Ore por Doralice Ferreira, responsável pela Associação Evangélica de Viúvas do Brasil, em Goiânia e pelo desenvolvimento do ministério. 


9.      Viúvas soropositivas na Tanzânia continuarem a encontrar conforto nos grupos de oração do Projeto Ana. Ore que o PA ofereça cursos profissionalizantes para produzirem itens para vender e pagarem aluguel, comida e roupa.

10. Enviuvadas e cristãs solteiras que desejam casar-se e consideram unir-se com um não cristão. Ore para que esperem no Senhor, confiando nos bons propósitos para elas. Ore para que os líderes de igrejas valorizem as solteiras e seu trabalho no reino de Deus.

11. Milhões de crianças órfãs, cujos pais morreram por doenças causadas pela AIDS e também pelas centenas de milhares de crianças vivendo com HIV/AIDS. Ore para ouçam o evangelho através do rádio em sete línguas diferentes em mais de dez países.

12. Viúvas em comunidades no Quênia. Lá, são herdadas por um homem membro da família do marido falecido. Muitas viúvas caem nessa armadilha cultural que põe suas vidas em risco.

13.  Avós com poucos recursos que ficam com a responsabilidade de cuidar de seus netos, porque a AIDS matou todos os outros membros da família.

14.  Mulheres que se sentem solitárias nas horas das refeições, durante os feriados ou na igreja. Ore que famílias cristãs envolvam solteiras, viúvas, abandonadas e divorciadas em suas atividades.

15. Pelas 40 milhões de viúvas na Índia que sofrem devido a práticas culturais que as rejeitam, abusam delas e as destituem. Muitas viúvas na Índia ainda são crianças devido à prática de casamentos entre crianças e homens bem mais velhos.

16. Pelo 2º Congresso Nacional do Projeto Ana que acontecerá de 1 a 3 de  em Goiânia. Ore pela divulgação, logística e recursos necessários. queremos reunir o maior número de mulheres do Brasil.

17.  Milhões de crianças abandonadas que moram nas ruas e não têm estudos e são vítimas indefesas de violência brutal, exploração sexual, negligência ou dependência química.

18.  Órfãos terem a oportunidade de ouvirem que seu Criador deseja ser seu Pai Celestial e adotá-los em sua família eterna. (Efésios 1.4-5)

19.  Sabedoria para as equipes do Projeto Ana que recebem muitos telefonemas e cartas de viúvas e mulheres abandonadas.

20.  Mães solteiras forçadas a deixar seus filhos com parentes ou outras pessoas para que possam trabalhar nas cidades grandes ou em outros países para sustentar suas famílias.

21.  Mulheres que perderam seus maridos e filhos em guerras e cujas filhas foram sequestradas por soldados. “Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas”. (Salmo 147.3)

22.  Esposas de presidiários que fazem o papel de pai e mãe e buscam recursos para sustentar suas famílias.

23.  Cuidado e proteção para órfãos. Ore também que orfanatos previnam possíveis abusos e que punam qualquer um que faça mal às crianças.

24.  Implementação de medidas eficazes contra a pobreza na China, Índia, Rússia e muitos outros países. Ore por pais que não conseguem sustentar seus filhos não serem forçados a abandoná-los. Ore também para terem acesso às unidades de saúde na Índia.

25. Viúvas enlutadas lidando com a papelada burocrática e desenvolvendo novos papeis nessa fase de adaptação. Ora para que Deus lhes capacite e ajude-as a tornarem-se independentes e capazes de sustentar a família.

26.  Mulheres cristãs cujos maridos foram presos ou assassinados por causa de sua fé em Jesus. Essas mulheres ficam com a responsabilidade de cuidar de seus filhos, mas muitos lhes negam empregos e moradia. “Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos”. (Salmos 18.6)
27.  Emprego e segurança para viúvas de Guerra. Ore para que as filhas não sejam vendidas como noivas para homens mais velhos.

28. Viúvas em países que não permitem que mulheres sejam donas de propriedades. Quando seus maridos morrem, essas viúvas perdem suas casas e seus pertences. Muitas vezes até mesmo seus filhos tornam-se propriedade da família do falecido marido.

29. Mulheres pobres que dividem o pouco que têm com outras necessitadas de experimentar do amor de Deus.    

30. Viúvas e mulheres abandonadas que trabalham arduamente para prover uma refeição diária para seus filhos. Ore pelas que não têm dinheiro para comprar remédios para seus filhos contaminados com malária e outras doenças que põe a vida em risco.

31.  Líderes e oficiais fazerem cumprir leis que protegem viúvas e órfãos. “Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo, fazendo das viúvas sua presa e roubando dos órfãos”.  (Isaías 10.1-3)


                                                   Fevereiro
Ore por . . . 
1. Mulheres e meninas que caem na armadilha da indústria ilegal e altamente rentável de transporte e comércio de pessoas para o tráfico sexual. A Organização das Nações Unidas revelaram que 26% de todas as vítimas do tráfico humano são crianças. As meninas correspondem a 2/3 das crianças traficadas. Mulheres e meninas correspondem a 75-80% das vítimas de tráfico humano.

2. Início da produção do programa europeu “Tesouros Escondidos” em Inglês: atores, técnicos, músicos, técnicos de som, etc. Ore pelo processo de escolha do melhor tipo de dispositivo para uso seguro das mulheres nas ruas. Ore por Beck, a roteirista e pelas que ouviram os relatórios e histórias sobre escravidão sexual. Elas precisam de cura em suas mentes e em suas emoções.

3. Mulheres que vivem na pobreza e no desespero serem cuidadosas com “ofertas de trabalho” e com promessas de uma vida melhor. Muitos desses trabalhos são armadilhas para caírem na escravidão sexual. Assim que chegam ao país para o qual foram atraídas, seus aliciadores apreendem seus passaportes e as informam que estão ilegais no país e que serão forçadas a se prostituir.

4. Pelas 65 equipes de produção do “Mulheres de Esperança”, o programa de rádio do Projeto Ana, que escrevem os roteiros e preparam seminários alertando sobre os perigos de procurar empregos em lugares desconhecidos e longe de suas comunidades.

5. Segurança para as pessoas que estão tentando tirar meninas da prostituição. Os criminosos ficam furiosos quando tentam impedir que seu negócio lucrativo corra bem.

6. Elke, que trabalha com Herzwerk (Heart-Work/Trabalho Coração) ministrando às prostitutas. Ore para que as 800 prostitutas em Viena que receberam os biscoitos de Natal permitam que Deus transforme seus corações e mentes para que aceitem Jesus como Salvador.

7.  Elise, uma mulher de 77 anos que sai toda sexta-feira à noite com um carrinho cheio de chocolates, Bíblias e MP3s com os programas “Mulheres de Esperança” e os distribui para as moradoras de rua.

8. Equipes do programa “Inocência Perdida” nos Estados Unidos que resultou na identificação e recuperação de aproximadamente 3.600 menores que foram sexualmente exploradas e conseguiu que 1.450 cafetões fossem condenados ao longo de 11 anos. Esse ano marca a oitava Operação Através do País, a maior ação de execução até a presente data: 168 vítimas de tráfico foram reencontradas e 281 cafetões foram presos.

9. Milhares de meninas que foram sistematicamente violentadas, espancadas e traficadas sexualmente no norte de uma cidade na Inglaterra por mais de 12 anos. Algumas crianças foram mergulhadas na gasolina, ameaçadas de serem queimadas e com armas. Elas testemunharam estupros violentos e ameaças de se tornarem a próxima vítima caso contassem a alguém.

10. Agentes de saúde, da justiça e vizinhos aprenderem a identificar vítimas de tráfico humano para que possam ajudar mulheres a fugir. Os vestígios incluem pessoas com restrição na comunicação, que raramente saem de casa, que não têm documentos ou que moram num prédio muito frequentado por homens.

11. Maior empenho para se colocar um fim a escravidão no mundo. A Índia continua a liderar o ranking de escravidão com aproximadamente 14.29 milhões de escravos, seguida pela China (3.24 milhões), Paquistão (2.06 milhões), Uzbequistão (1.2 milhões) e Rússia (1.05 milhões). 

12. Meninas e mulheres fisicamente e emocionalmente traumatizadas por atos de violência. Ore para que venham conhecer a restauração de Deus e a cura através de Jesus Cristo. Muitas estão desesperadas e pensando em suicídio como uma fuga do tormento por estarem aprisionadas, serem espancadas, violentadas e passarem fome quando não se submetem a seus cafetões.

13. Campanhas de conscientização e voluntários em diversos países que distribuem panfletos e pôsteres para informar mulheres dos perigos de aceitar trabalho de estranhos. Ore para que agências governamentais usem a mídia para revelar a verdade por trás dessas ofertas e das promessas falsas de trabalho e de uma vida melhor.

14. Turistas, trabalhadores, estudantes, militares e homens de negócios entenderem que muitas prostitutas que contratam, exercem essa função contra sua vontade por terem sido traficadas. Ore para que esses homens abandonem seus maus caminhos e ofereçam ajuda para que essas mulheres fujam de seus captores (Ezequiel 33.11).

15. Meninas no Vietnã, na Coreia do Norte, Laos, Camboja e Birmânia que são forçadas a se casar na China. Elas são ludibriadas por parentes, amigos ou namorados e vendidas como noivas para os chineses. “Garantam justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos. Livrem os fracos e os pobres; libertem-nos das mãos dos ímpios”. (Salmos 82.3-4)

16. Maior empenho das autoridades para localizar crianças desaparecidas e punir os envolvidos no sequestro e abuso de crianças.

17. Vítimas do tráfico que muito provavelmente não buscarão a ajuda das autoridades dos países em que estão por não terem documentos e temerem tanto os traficantes quanto os oficiais.

18. Policiais e autoridades serem instruídos sobre o tráfico sexual e punição a todos que apoiam esse crime. Vários funcionários do governo não estão cientes sobre as leis de seu país. Ore por oficiais corruptos que aceitam subornos, liderando o crime organizado ou fazendo vista-grossa para a prostituição.
  
19. Mulheres que sofrem com doenças sexualmente transmissíveis (inclusive doenças relacionadas à AIDS), subnutrição, Tuberculose e complicações devido a repetidos estupros e abortos, frutos da prostituição forçada. Ore pelas que engravidam dos seus estupradores.

20. Refugiadas que saíram de suas casas sem nada e que agora estão vendendo suas filhas para pagar o aluguel ou comprar comida. Muitas meninas casam-se com homens muito mais velhos e algumas são “esposas” temporárias, facilmente abandonadas ou vendidas como prostitutas.

21. Imigrantes pobres que trabalham com sexo na Europa encontrarem trabalho digno e não terem que viver como prostitutas para manter suas famílias em seus países de origem. Em muitos países da União Europeia, as imigrantes pobres compõe 70-90% da população prostituta (BBC News). Ore para que governos empenhem-se mais para dar cursos profissionalizantes aos pobres.

22. Crianças criadas pelos abusadores (estupradores) de suas mães. Muitos filhos de prostitutas são vendidos e abusados.

23. Missão Justiça Internacional e sua constante busca para proteger mulheres do tráfico e dos estupradores. Ore pelos que trabalham em casas abrigo que muitas vezes estão cheias, mas consentem em receber mais sobreviventes que precisam desesperadamente ir para um lugar amoroso. Ore pelas sobreviventes ao reaprenderem a viver em liberdade.

24. Coordenadora Nacional, Celina Rempel, e toda a equipe envolvida no desenvolvimento e divulgação do 2º Congresso Nacional do Projeto Ana que acontecerá de 1 a 3 de  em Goiânia. Ore pelas preletoras, palestrantes, equipes voluntárias e congressistas. Que o Senhor libere todo o recurso e patrocínios necessários, para alcançarmos mulheres da região e do Brasil.

25. Mulheres que sofrem abuso, infidelidade ou abandono por parte de seus maridos. Muitas delas tornam-se prostitutas para sustentarem seus filhos.

26. Organizações cristãs que proveem casas abrigo e treinamento profissional para jovens vulneráveis ao tráfico de mulheres. Ore para que sejam “firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil”. (1 Coríntios 15.58).

27. Cristãos serem instrumentos do amor e compaixão de Deus para mulheres e meninas que foram profundamente machucadas em abusos físicos e sexuais. Ore para que em meio a sua dor conheçam o trabalho transformador e curador de Deus. Que confiança e dignidade sejam restauradas em suas vidas.

28. Mulheres da Rússia, Moldova e Ucrânia que estão desesperadas para fugir da pobreza. Muitas viajam para Suécia, Finlândia, Noruega e outros países para se prostituírem em postos de gasolina, acampamentos e outros lugares para sustentarem suas famílias. Ore para que os governos empenhem-se mais para cuidar dos pobres criando vagas de trabalhos e treinamentos.

                                                      Março

Ore por... 

1. Proteção e dignidade para meninas e mulheres na Índia e Nepal, onde aborto, infanticídio, estupro, sequestro, morte pelo dote e venda de meninas são tragédias comuns. “Garantam justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos. Livrem os fracos e os pobres; libertem-nos das mãos dos ímpios”. (Salmos 82.3-4)

2. Equipes de produção do Mulheres de Esperança (ME), o programa de rádio do Projeto Ana (PA) na Índia nos seguintes idiomas: assamês (Deena, Dipali, Sneha, Malabika), bengali (Indrani, Maitree, Ruma, Punyasashi, Iti, Meenakshi); gujarati (Evangelina, Rekha, Snehlataben, Ilaben, Alkaben, Nehaben, Daisy); hindi (Meena, Reena, Christine, Kantha); inglês indiano (Anu, Abhilasha, Ashwini, Rekha, Rosy); canarês (Rosy, Mabel, Elizabeth, Sunita); malaiala (Sisy, Shincy, Beaula, Susy, Shirty, Shiny); oriá (Parisuta, Kalyani, Pratibha, Bijaya, Sanjuprabha, Nibedita, Prasanna, Jena); punjabi (Angelina, Surinder, Vinita, Smrita, Ruth, Mukundu); tâmil (Thangam, Jessica, Esther, Jessie, Amala, Kaarunya, Sheela) e telugu (Lily Rose, Suma, Prasana, P. Sujatha). Ore pelas mulheres que são impactadas por esse programas disponíveis no rádio, internet e em CDs.

3. Mulheres analfabetas que aprendem através de comunicação oral. O rádio é uma ferramenta valiosa para essas mulheres e suas famílias. Ore pelos grupos pequenos na Índia e Nepal que se encontram para ouvir os programas Mulheres de Esperança (ME), discutir seus temas e encorajar umas as outras.

4. Equipe de produção do ME em nepalês (Sushma, Tulsa, Sujana, Rameshon) e os ouvintes que aprendem sobre Deus e recebem informação nutricional e sobre relacionamentos, que as ajudam a ter uma melhor qualidade de vida. Ore por Susie Pek, produtora do ME em português.

5. Projetos de conscientização que podem melhorar a condição de vida das mulheres e meninas. Programas de rádio, teatros de rua, documentários, dias de oração e eventos em igrejas ressaltam a realidade de mulheres e meninas abusadas e traficadas.  

6. Mulheres que compartilham os programas Mulheres de Esperança com outras. Uma ouvinte escreveu: “Meu pai tem uma pequena escola para crianças pobres e não cristãs. Tenho algumas mensagens desse programa (ME em bengali) no meu celular. Uma vez por semana, acompanho meu pai na escola e toco os programas para as mães que vêm com os filhos. Agradeço a Deus que posso falar-lhes sobre Jesus dessa maneira. Por favor, ore por mim para que eu consiga falar para muitas outras mulheres sobre Jesus Cristo. Obrigada por me equipar através desse recurso”. 

7. Meninas nepalesas com apenas 5 anos de idade, vendidas como escravas domésticas por seus familiares na Índia e China. Muitas são forçadas a trabalhar longas horas dia e noite, comem pouco e são forçadas a dormir no chão. Ore pelas meninas que são vendidas para bordeis, violentadas, torturadas e forçadas a servir muitos homens todos os dias.

8. Esposas que afirmam preferir o suicídio a desonrar suas famílias baseadas em seus padrões culturais equivocados.  Ore para que entendam seu valor para Deus e recebam esperança através de Jesus Cristo.

9. Nepalesas que foram abandonadas pelos seus maridos por não terem tido um menino. Ore para que saibam que Deus nunca as abandonará e que Ele sempre as amará e cuidará delas.

10. Maior liberdade religiosa para o povo nepalês. O Nepal era o único reino hindu no mundo até tornar-se uma república secular em 2008. Existe um grupo que está tentando criminalizar as conversões religiosas. Ore para que o novo primeiro ministro honre seu compromisso público de que a liberdade religiosa será mantida na nova constituição do país.

11. Mulheres iletradas terem oportunidades de aprender a ler e escrever. Ore pela equipe da RTM/Projeto Ana (PA) produzir programas de educação informal para essas mulheres.

12. Mulheres dalit (intocáveis) empregadas como garis para coletar lixo e fezes humanas em troca de: pão, permissão para seus animais usarem pastos nos campos próximos ou em troca de um pequeno salário, que nem sempre chegam em suas mãos. Embora, a Índia tenha leis contra forçar dalits a exercer tais trabalhos, algumas comunidades ainda usam essas mulheres e as ameaçam se elas tentam se demitir.

13. Mães na Índia e Nepal saberem que suas filhas são preciosas e merecem ser protegidas, tratadas com dignidade e amadas. Ore também que sogras estimem suas noras e ensinem seus filhos e netos a respeitá-las também.

14. Indianas que foram infectadas com HIV através de seus maridos, que tiveram sexo sem proteção com prostitutas. Ore para que mulheres sejam orientadas sobre a AIDS e como se prevenir. Há aproximadamente 2.4 milhões de indianos convivendo com HIV/AIDS e 39% (930.000) são mulheres.

15. Mais ações para acabar com a violência doméstica e abuso de álcool, o que faz a pobreza crescer e afeta  mulheres do mundo todo, inclusive no Brasil.

16. Ações práticas e cursos em 2015 da Casa Ana em Araguaína/TO. Ore pelos diretores, voluntários, professores, parcerias e pelos recursos necessários. “Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores!” (Salmos 40.17)

17. Mulheres e meninas nepalesas de outras religiões ouvirem a verdade da Palavra de Deus e experimentar a paz que ele lhe oferece. Ore pelas que estão presas à forças demoníacas e feitiçarias e precisam de liberdade através de Jesus Cristo.

18. Celina Rempel, Coordenadora Nacional, e toda a equipe envolvida no desenvolvimento e divulgação do 2º Congresso Nacional do Projeto Ana que acontecerá de 1 a 3 de outubro em Goiânia. Ore pelas preletoras, palestrantes, equipes voluntárias e congressistas. Que o Senhor libere os recursos e patrocínios necessários, para alcançarmos mulheres da região e do Brasil.

19. Jovens desesperadas. De acordo com um relatório recente da Organização Mundial de Saúde, a Índia tem o maior índice de suicídio no mundo da faixa etária de 15 a 29 anos de idade. Chegou a ser 35.5 a cada 100.000 pessoas em 2012. Cerca de 260.000 pessoas na Índia se mataram o ano passado.
20. Oficiais esforçarem-se para prevenir a ocorrência de desaparecimentos e resgatar as vítimas. “Das 45.000 crianças que desaparecem na Índia todo ano, 11.000 nunca são encontradas”.

21. Jovens casadas na Índia que enfrentam a ameaça de ser queimadas vivas, espancadas até à morte ou forçadas a cometer suicídio por causa do tratamento terrível que receberam de seus maridos e agregados. Ore para que a aceitação cultural dessa violência (mesmo por muitas mulheres) não seja tolerada.

22. Que o evangelho de Cristo seja claramente apresentado aos cerca de 40 milhões de viúvas na Índia, muitas das quais são horrivelmente abusadas e negligenciadas pelos familiares. Algumas são dadas em casamento ainda bebês e enviúvam ainda crianças. Depois da morte de seus maridos, sustentam-se mendigando e se prostituindo. Milhares vivem em lares na cidade santa de Varanasi, alimentando-se de pequenas refeições diárias e aguardam a morte.

23. Oficiais de governo e cristãos ministrarem às pobres, mulheres marginalizadas, ajudando-as a prover as necessidades básicas das crianças, assim como liberdade para buscar felicidade e dignidade.
24. Meninas que são dedicadas a Yellamma, deusa hindu, e estão destinadas a viver como prostitutas. Embora essa prática seja ilegal, muitos pais pobres oferecem ou vendem suas filhas para que não precisem sustentá-las e nem se preocupar com o dote do casamento. 

25. Grupos de oração do PA na Índia e Nepal, pedindo ao Senhor que fortaleça a fé de cada participante. Ore para que essas mulheres voluntariem-se para liderar grupos de oração.
26. Programas ME gravados em CD distribuídos para mulheres que precisam conhecer o amor de Deus. Ore para que organizações que trabalham com mulheres e meninas que são forçadas a se prostituir usem esses CDs.

27. Cristãs receberem proteção das autoridades em seus lares, igrejas, escolas e orfanatos. Ore pelas cristãs que foram violentadas, espancadas e queimadas. Ore também pelas famílias das que foram assassinadas.

28. Indianas permanecerem firmes contra práticas culturais e pressões familiares que as forçam a ter meninos e frequentemente faz com que abortem, se engravidam de meninas, ou que matem suas filhas assim que nascem.

29. Autoridades na Índia educarem formuladores de políticas, profissionais de imprensa, empregadores e sociedade como um todo concernente ao valor da mulher e das meninas.

30. Famílias nepalesas presas na pobreza com pouca esperança de um futuro melhor. Ore para que muitas ouçam sobre o amor de Deus por elas e que Jesus lhes oferece dignidade.

31. Sabedoria e mais treinamento para os voluntários e equipes do PA que tentam aconselhar e ensinar as ouvintes do ME e intercessoras, muitas das quais são extremamente pobres, têm uma péssima condição de vida e não compreendem direito sobre o amor de Jesus por elas. Agradeça pelos ouvintes e intercessores brasileiros!

                                                            Abril

Ore por…

1. Mulheres em extrema pobreza e que necessitam de comida, água limpa, saneamento, moradia segura, assistência médica e uma boa renda familiar.

2. Pessoas, 740 milhões que não têm acesso à água potável e 2.5 bilhões que não têm instalações com saneamento básico. No mundo todo, essas condições causam a morte de mais de 1.400 crianças diariamente. (UNICEF)

3. Organizações de ajuda humanitária e governos pedirem prestação de contas às autoridades que receberam dinheiro, alimento e suplementos, doados para ajudar os que sofrem por viverem na miséria, em favelas, campos de refugiados e os que perderam tudo em desastres naturais.

4. Equipes do Projeto Ana e intercessores quando ministram às mulheres que lutam para sustentar suas famílias. As equipes oferecem treinamento profissional, seminários sobre finanças e saúde, além de doarem alimentos e roupas.

5. Mulheres ao redor do mundo ouvirem as boas novas sobre a morte de Jesus na cruz que pagou seus pecados e sobre o poder de sua ressurreição. “E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém”. (Lucas 24.46-47)

6. Cerca de 800 mães e 18.000 crianças que morrem diariamente por motivos evitáveis.  

7. Mulheres indonésias, quenianas e de outras nacionalidades vivendo em extrema pobreza, o que faz que muitas imigrem para o Oriente Médio em busca de emprego, mas acabam caindo na armadilha da escravidão.

8. Mulheres e meninas da roça desesperadas, pois as secas, inundações e guerras fizeram com que perdessem tudo e, assim, são forçadas a se prostituir como única forma de sobrevivência e sustento para elas e suas famílias.

9. Ouvintes dos programas Mulheres de Esperança em mais de 65 línguas saberem que Deus se importa com elas e que ele mesmo dará força, coragem e determinação para atravessarem as circunstâncias mais difíceis da vida. Ore por Susie Pek, produtora brasileira.

10. Proteção de Deus sobre as famílias das equipes do Projeto Ana em todo mundo. Ore por seus pais, casamentos, filhos e netos. Rompimentos familiares podem ser usados por Satanás para atrapalhar a obra do Senhor. Ore por Celina Rempel, Coordenadora Nacional.

11. Mulheres e suas famílias na Ucrânia passando por incertezas, enquanto a Guerra contra os rebeldes continua. Ore por proteção da equipe RTM e de seus ouvintes.

12. Refugiadas que atravessam um momento terrível, porque perderam suas posses e estão num país onde não falam a língua e não entendem a cultura. Ore para que cristãos as tratem com gentileza e amor de Cristo para que não entrem em desespero. Ore pela Casa Ana de Apoio à mulher na Suécia e no Brasil.

13. Ouvintes analfabetas nos grupos do Vietnã que estão isoladas e buscam esperança para o futuro. Peça a Deus que tenham acesso à um rádio para ouvirem sobre salvação e paz em Jesus, mesmo em meio a miséria.

14. Mulheres recebendo treinamento profissionalizante na Casa Ana – Apoio a mulher no Brasil e na Tanzânia para ajudar no sustento de suas famílias.

15. Mulheres quíchua no Equador serem ministradas quando ouvem o Mulheres de Esperança com suas famílias e aprendem sobre cuidados com os filhos, saúde e família, juntamente com as verdades espirituais que pode levá-las à conversão.

16. Líderes corajosos atuantes contra a corrupção e pobreza, fatores do aumento da indústria do sexo. Ore para que pais pobres resistam à tentação de vender suas filhas para escravidão ou prostituição.

17. Milhões de crianças na Europa Oriental e Ásia Central que vivem na pobreza e não têm dinheiro para comprar nem livros e nem uniformes exigidos pela escola.

18. Ciganas, normalmente desempregadas, sem produtos para vender e, assim, sustentar suas famílias. Muitas se casam na adolescência. Ore pelas que ministram à elas na Albânia, oferecendo o amor de Deus, orientando sobre como ter uma vida saudável e provendo assistência médica.

19. Mulheres morrendo de fome na Coreia do Norte, tentando alimentar suas famílias. Crianças são deixadas em orfanatos, porque seus pais não têm condições de sustentá-las. Ore para que Deus faça o impossível na Coreia do Norte. “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém”! (Efésios 3.20-21)

20. Mulheres na extrema pobreza conhecerem o Príncipe da Paz. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”. (Filipenses 4.7)

21. Ministros que oferecem aconselhamento, treinamento profissional (culinária, costura, negócios), e abrigos para meninas refugiadas que escaparam da indústria do sexo.

22. Eficientes e suficientes divulgação, logística e recursos necessários para o 2º Congresso Nacional do Projeto Ana que acontecerá de 1 a 3 de Outubro em Goiânia. Queremos reunir o maior número de mulheres do Brasil.

23. Mulheres no Afeganistão, um dos lugares mais perigosos no mundo para uma mulher ter um filho e onde cerca de 600 crianças, abaixo de 5 anos, morrem diariamente por doenças evitáveis.

24. Produtoras do Mulheres de Esperança em Guarani e Nivaclé alcançarem mulheres que têm tão pouco, mas desejam saber sobre Deus. Ore para que as mulheres na prisão Bom Pastor no Paraguai recebam o amor de Deus através das visitas das equipes do Projeto Ana.

25. Meninas em países extremamente pobres receberem educação formal para ajudarem suas famílias a ter um futuro melhor. Ore para que muitas meninas e mulheres encontrem sua dignidade em Cristo e lutem para viver uma vida que honra a Deus.

26. Mulheres que andam muitos quilômetros para conseguir água ou que gastam horas catando lenha para ferver a água, a fim de que se torne segura para beber. Ore pela crise hídrica no Brasil, pois põe em risco não só o abastecimento de suas cidades, mas também a oferta de alimentos no país.

27. Mães que ensinam seus filhos sobre como se proteger de doenças ao lavarem as mãos, jogarem o lixo fora e prepararem comida com higiene.

28. Líderes de comunidades fornecerem poços e saneamento básico para evitar doenças e mortes. Ore pelas autoridades brasileiras para serem justas com o povo e atuem com ética. Que prevaleça a justiça, ao invés da corrupção que afeta o país.

29. Comunidades oferecerem melhores condições de vida para as famílias que moram em favelas e educação para essas crianças, visando um futuro melhor.

30. Cristãos vivendo em extrema pobreza experimentarem vidas ricas na fé. “Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam”? (Tiago 2.5)

                                                              Maio
Ore por… 

1.      Proteção de Deus sobre as somalianas que buscam fugir das práticas culturais que ditam tudo em suas vidas.

2.      Líderes compreenderem que meninas que se casam e têm filhos muito cedo só faz com que a miséria aumente. Na Somália muitas delas casam-se na idade entre 13 a 16 anos com homens muito mais velhos. Os homens podem ter quatro mulheres.

3.      Pais aprenderem sobre os benefícios de deixar suas filhas estudarem ao invés de forçá-las a se casarem antes dos 18 anos. Filhas educadas podem cuidar melhor dos seus filhos e de seus pais idosos. “Na Somália, mais de 70% da população tem menos de 30 anos. Entretanto, a taxa de desemprego entre os jovens na Somália é 67% - um dos maiores índices no mundo.”

4.      Líderes de comunidade entenderem a importância de prover educação e treinamento profissionalizante para meninas, mesmo para aquelas que se casaram muito novinhas. Depois de casada a somaliana, normalmente, não pode mais continuar os estudos.

5.      Autoridades brasileiras para serem justas com o povo e atuarem com ética. Que prevaleça a justiça, ao invés da corrupção que afeta o Brasil.  

6.      Comunidades entenderem a importância de uma boa nutrição para meninas a fim de que desenvolvam corpos saudáveis para futuras gestações. Se sobrevivem, a maior parte das mulheres tem mais de cinco filhos.

7.      Mulheres vivendo na pobreza, que são iletradas, terem a oportunidade de aprender sobre a Palavra de Deus. Ore para que Rajada Dumarka (o Mulheres de Esperança em somali) traga esperança para as que estão buscando a verdade sobre Jesus.

8.      Ensinamentos bíblicos serem ministrados e cristãos viverem de acordo com os princípios bíblicos mesmo quando práticas culturais são mais amplamente aceitas. Ore para que cristãos somalianos se juntem ao movimento de oração do Projeto Ana. Ore para que o calendário de oração mensal continue a ser traduzido na língua somali. www.projecthannah.org/prayer/monthly-focus.

9.      Proteção de Deus sobre as equipes de produção do ME em somali, assim como sobre seus familiares, para que o inimigo não traga divisão nas famílias e atrapalhe a obra do Senhor. Ore para que haja recursos suficientes para manter esse ministério. “O rádio é o meio mais popular para acesso a notícias na Somália, com 83.9% relatando que ouvem as notícias através do rádio, pelo menos uma vez por semana. Mais de 7 em cada 10 somalianos afirmam ter um celular e cerca de 1/3 dos somalianos já ouviram rádio em seus celulares.

10.  Mães refugiadas lutando para sustentar suas famílias em áreas destruídas pela guerra com suplementos limitados de alimento, água limpa, eletricidade e saneamento.

11.  Muitas refugiadas que aceitaram a Cristo quando ouviram o evangelho pela primeira vez. Ore para que essas novas crentes cresçam em sua fé e pelas cristãs somalianas que precisam se reunir secretamente em pequenos grupos.

12.  Mais de 350.000 somalianos no maior complexo de refugiados do mundo, Dadaab no Quênia. Mil mulheres dão à luz mensalmente em Dadaab.

13.  Ajuda humanitária e alimento chegarem até as famílias extremamente necessitadas. Oficiais corruptos e ladrões roubam o auxílio recebido. Ore pelos que visitam refugiados levando palavras de esperança e alguns presentes sempre que possível.

14.  Coordenadora Nacional, Celina Rempel, e toda a equipe envolvida no desenvolvimento e divulgação do 2º Congresso Nacional do Projeto Ana que acontecerá de 1 a 3 de Outubro em Goiânia. Ore pelas preletoras, palestrantes, equipes voluntárias e congressistas. Que o Senhor libere todo o recurso e patrocínios necessários, para alcançarmos mulheres de todo Brasil.

15.  Cada refugiado, que é uma pessoa preciosa e amada pelo Senhor. Ore pelos que perderam tudo, mas estão buscando esperança de uma nova vida. Ore pelos cristãos da Somália que sofreram com casas queimadas, foram baleados e perderam os filhos em sequestros.

16.   Refugiadas terem a coragem de permanecer juntas contra as ameaças de estupro que experimentam nos acampamentos. O estupro se tornou não apenas uma tática de guerra, como também uma conduta social normal tanto na Somália quanto nos campos de refugiados.

17.  Ouvintes dos programas Mulheres de Esperança (disponível pela internet em mais de ?? rádios parceiras no Brasil) saberem que Deus as ama e que ele mesmo dará forças para atravessarem as circunstâncias mais difíceis da vida. Ore por Susie Pek, produtora brasileira.

18.  Mulheres e meninas que enfrentam violência e abuso em seus lares, sofrendo diariamente traumas físico e emocional. Muitas esposas somalianas devem cuidar de seus maridos bem mais velhos, assim como dos pais dos maridos e outros membros familiares.

19.  Cura espiritual, emocional e física para mulheres e crianças que experimentaram atos horríveis de violência durante a guerra aliados à fome e doenças.

20.  Igrejas em áreas destruídas pela guerra serem instrumentos do amor e paz de Deus para pessoas carentes. Ore para que o Espírito de Deus lhes dê esperança em meio ao desespero.

21.  Crianças que testemunham violência doméstica entre seus pais. Muitas delas desenvolvem problemas emocionais seríssimos. Meninos aprendem a desrespeitar as mulheres, até mesmo suas mães, e as meninas aprendem que não têm valor.

22.  Pessoas, vivendo com medo na África Ocidental destruída pela guerra, conhecerem a paz que vem do nosso Senhor Jesus. Ore pelo governo federal somaliano, que assumiu o poder em 2012 e tenta prover um referendo constitucional e eleições democráticas em 2016.

23.  Novas parcerias e ações práticas em favor das mulheres da Casa Ana em Araguaína/TO. Ore pelos diretores, equipes, professores, cursos profissionalizantes e pelos recursos necessários.

24.   Mudança na visão cultural sobre o estupro, para que o estuprador, e não a vítima, fique envergonhado e seja punido. Algumas culturas rotulam as vítimas de estupro como inapropriadas para casamentos. Sendo assim, meninas não denunciam estupros e sofrem sozinhas.

25.  Milhões de meninas que sofreram e sofrem com o horror de casamentos infantis conhecerem a alegria de pertencerem à igreja de Cristo que as ama e morreu por elas. É muito difícil para uma menina somaliana se tornar cristã.

26.  Pessoas terem coragem para falarem sobre o dano terrível causado pela Mutilação Genital Feminina (MGF). Essa se mantém universal na Somália e faz com que muitas mães percam muito sangue durante o parto.

27.  Proteção para os que corajosamente falam contra estupradores e maridos que abusam de suas esposas. Alguns que ajudaram mulheres abusadas foram assassinados.

28.  Meninas e mulheres sofrendo com a dor de fistulas (rupturas vaginais e anais), porque seus corpos foram danificados durante o sexo ou no parto, pois se casaram ainda criança.

29.  Proteção de Deus sobre os familiares das integrantes das equipes do Projeto Ana – Brasil. Ore por seus pais, casamentos, filhos e netos. Rompimentos familiares podem ser usados por Satanás para atrapalhar a obra do Senhor.

30.  Segurança para mulheres que denunciam o estupro para polícia. Em alguns países, policiais ou autoridades em campos de refugiados estupram mulheres que vão até eles denunciar o crime.

31.  Mover do Espírito Santo nos corações dos somalianos espalhados pelo mundo. Ore para que comunidades ofereçam segurança para imigrantes somalianos cristãos. Centenas de milhares de imigrantes somalianos moram no Reino Unido, Canadá, Suécia, Estados Unidos e muitos outros países, mas suas vidas ainda correm risco, caso se tornem cristãos.


                                                                 Junho
Ore por ... 

1.      Mulheres no mundo árabe (Argélia, Benin, Camarões, Djibuti, Egito, Jordânia, Kuait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, territórios palestinos, Qatar, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria, Tunísia, Emirados Árabes Unidos e Iêmen) que são abusadas e isoladas. Peça que comecem a entender que Deus tem o poder de elevá-las além das circunstâncias e restaurar a dignidade através de Jesus Cristo.

2.      Mulheres árabes que se converteram ao cristianismo e agora precisam encontrar famílias cristãs que as apoiem para crescerem em sua nova jornada de fé.

3.      Refugiadas sírias sendo vendidas para prostituição pelos seus pais e maridos. Algumas meninas são vendidas para homens ricos como uma forma de assegurar o sustento da família.

4.      Proteção física, espiritual e emocional das preletoras do 2º Congresso Nacional do Projeto Ana- Brasil: Marli Spieker, fundadora do Projeto Ana / Durvalina Bezerra, missióloga, diretora do Seminário Teológico Betel Brasileiro em São Paulo / Susie Pek, produtora do “Mulheres de Esperança” em português / Eva Almeida, gestora da Casa Ana em Araguaína/TO e Celina Rempel, coordenadora nacional. O congresso acontecerá de 1 a 3 de outubro em Goiânia.

5.      Segurança e proteção para a equipe árabe do Projeto Ana (PA). Ore por sabedoria para a produtora do programa de rádio “Mulheres de Esperança” em árabe. Ore também pela equipe de acompanhamento que se corresponde com as ouvintes e as ajuda em suas necessidades emocionais e espirituais. Louve a Deus que esse programa é transmitido quatro vezes por semana sem custos por uma rádio bem conhecida no Líbano. As transmissões alcançam ouvintes naquele país assim como na Síria e Palestina.

6.      Líderes no mundo árabe – como o presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi- que trabalha a favor de mais respeito da igualdade das mulheres, direito a educação e tolerância social.

7.      Países do golfo árabe que têm alguns dos índices mais elevados de violência contra a mulher. Essas mulheres abusadas normalmente não denunciam os crimes por medo de manchar a reputação e o senso de honra da família. Ore por ações eficientes para mudar a situação.

8.      Mudança nos corações e ações de alguns homens no Oriente Médio e Norte da África para que tratem suas mulheres com respeito. Em muitas áreas nessa região, espera-se que as mulheres trabalhem fora de casa e cuidem das necessidades do marido e dos filhos. Muitos desses maridos usam o salário da mulher para financiar seus prazeres pessoais e até sustentar seus casamentos múltiplos.

9.      Meninas que são forçadas a mendigar nas ruas em alguns países árabes, apesar das terríveis condições climáticas. Algumas vezes, os pais não permitem que voltem para casa, a menos que tenham recebido uma certa quantia de dinheiro. Ore por proteção para essas meninas e que o governo construa centros de refúgio para elas.

10.  Mulheres vivendo em países que não são parte do mundo árabe, mas onde o árabe é falado (Mali, Niger, Chade, Eritreia, Etiópia, sul da Turquia e sul do Irã). Que elas tenham oportunidades de ouvir a verdade acerca de Deus.

11.  Segurança para a equipe do “Mulheres de Esperança” (Berber Kabyle e Sorani Kurdish) e suas famílias. Louve a Deus, pois dois irmãos de um membro da equipe sobreviveu a um terrível acidente de caro e a um ataque de facada no peito. Embora poucas mulheres de Deus possam entrar em determinadas casas no mundo árabe, nada impede que as ondas do rádio entrem nessas casas.

12.  Pais pararem com a crueldade de vender suas filhas como noivas para homens mais velhos. Casamentos infantis representam 65% dos casamentos no Iêmen, e em muitos casos, a criança tem entre 8 e 10 anos.

13.  Contínuo sustento financeiro para que o ministério árabe do PA continue crescendo e o programa “Laki Raja” (ME em árabe) seja transmitido em diversos canais da TWR. Agradeça a Deus pelos mantenedores que sentem no coração de sustentar o PA árabe e que creem que Deus usa a mídia para trazer mudanças nas vidas das árabes.

14.  Igrejas apoiarem o 2º Congresso Nacional do Projeto Ana no que for necessário: facilitando a participação das mulheres, enviando a liderança feminina, organizando caravanas. Agradeça pelas igrejas que já se comprometeram, e que estão ajudando para que o congresso aconteça.

15.  Árabes egípcias, adultas e crianças, que têm sido sequestradas e violentadas como forma de perseguição e humilhação. Ore para que comunidade internacional pressione as autoridades para cessarem com a violência. Ore pelas meninas sequestradas que são forçadas a se converter e se casar com os sequestradores. Mesmo que conseguirem escapar, elas não têm permissão para se converter de volta ao cristianismo.

16.  Mulheres que recebem CDs e materiais áudio do “Laki Raja” (ME em árabe). Que elas se beneficiem com a verdade que ouvem e sejam verdadeiramente transformadas. Ore também pelos visitantes dos sites, usuários de aplicativos de celular e ouvintes do programa na internet.

17.  Mulheres que deixaram seus países de origem para trabalhar no mundo árabe. Além dos problemas típicos, tais como salários baixos que as trabalhadoras migrantes recebem, trabalhadoras domésticas sofrem com abuso verbal e físico e em alguns casos, sexual também. Algumas não têm permissão de falar com estranhos, têm que trabalhar por muitas horas e ficam trancadas nas casas dos patrões e não têm direito a folga. Ore para que as autoridades alertem e protejam essas mulheres. Algumas não têm permissão de deixar o país ou são presas por tentar fugir. (www.hrw.org/world-report/2015/country-chapters/jordan?page=2)

18.  Libanesas que são emocionalmente e fisicamente subjugadas. Muitas têm uma ideia distorcida de amor. Através do programa “Mulheres de Esperança”, muitas ouvem a respeito do amor incondicional de Jesus Cristo e o significado do amor verdadeiro.

19.  Sabedoria e força para as cristãs argelianas que enfrentam perseguição por causa de sua fé em Cristo. Essas mulheres têm medo de serem espancadas e divorciadas, a ponto de perderem a guarda de seus filhos.

20.  Bom desenvolvimento do ministério de misericórdia do PA para equipar mulheres com ferramentas sociais e espirituais, a fim de que sirvam suas irmãs árabes e compartilhem o evangelho com as que estão sofrendo simplesmente por serem mulheres. Ore para que mais mulheres se unam aos grupos de oração do PA em países árabes.

21.  Governos no mundo árabe estabelecerem abrigos e casas para mulheres abusadas e pelas que são abandonadas nas ruas por suas famílias. Os abrigos  possibilitariam uma vida digna para essas mulheres.

22.  Cristãs jordanianas que destemidamente e alegremente ministram para as refugiadas sudanesas, somalianas, iraquianas e sírias. Famílias refugiadas têm muita necessidade de compaixão e algumas estão em busca de respostas sobre suas próprias religiões e crenças culturais.

23.  Segurança para mulheres no Oriente Médio e Norte da África que não têm permissão para ouvir rádio livremente, mas o ouvem secretamente. Ore para que o Senhor use as transmissões da RTM para tocar os corações dessas mulheres. Ore para que elas continuem a crescer no Senhor em meio às trevas e perseguição.

24.  Aquelas que acessam a página do Facebook do ME em árabe e fazem perguntas sobre a fé e o significado da vida. O número de seguidoras excedeu 50.000 e alcança muitos homens e mulheres que interagem através das redes sociais.

25.  Proteção de Deus para as equipes de pastoras, pastores, líderes e membros da Igreja Batista Renascer em Goiânia, igreja hospedeira do 2º Congresso Nacional do Projeto Ana-Brasil, responsáveis por toda a logística do congresso. Que Deus proteja cada integrante. Que haja unidade, coordenação, eficiência e unção ao lidarem com os congressistas.

26.  Mulheres de países árabes (Argélia, Benin, Egito, Jordânia, Kuait, Líbano, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Tunísia e Emirados Árabes unidos) onde “a taxa de matrículas de mulheres na universidade agora excede aos homens”.  Ore para que em suas buscas educacionais, elas busquem a verdade sobre Deus.(www.mckinsey.com/insights/social_sector/women_in_the_muslim_world_taking_the_fast_track_to_change). 

27.  Igrejas no mundo árabe continuarem trabalhando para cumprir a grande comissão. As mulheres têm importantes papeis na igreja e oramos para que identifiquem os dons que receberam do Senhor e os use para a expansão do reino de Deus.

28.  Empregadas domésticas, algumas com apenas 8 anos de idade, que trabalham 12 horas por dia ou mais em casas de família e recebem um pequeno salário, quando recebem. Em alguns casos, empregadores batem e abusam verbalmente das meninas. Elas não têm direito à educação e não recebem comida ou tratamento de saúde adequados.

29.  Adolescentes árabes que usam as redes sociais para se promoverem sexualmente e chamar a atenção dos homens. Ore para que acessem o site do PA em árabe e percebam que são preciosas e não foram criadas à imagem de Deus para essa vida de prostituição.

30.  Mulheres saudi-árabes que vivem isoladas debaixo do véu. Muitas são abusadas pelos seus maridos, irmãos e pais. Como consequência, algumas estão se entregando ao estilo de vida homossexual devido ao ódio por homens. Ore para que o Espírito Santo as liberte. 

                                                               Julho

Por favor ore por… 

1. Cristãos desenvolverem amizades fortes para que se encorajem mutuamente na caminhada com o Senhor e tratem mulheres e meninas dignamente. 

2. Ore por cobertura espiritual, proteção e inspiração de Deus para a coordenadora nacional do Projeto Ana, Celina Rempel. Ore especialmente por sua saúde.

3. Homens que ouvem o programa de rádio do Projeto Ana (PA), o Mulheres de Esperança (ME) e que desejam viver de maneira que glorifique a Deus em seus relacionamentos com suas esposas nas suas famílias e comunidades.

4. Homens na Verdade (HV), que é um novo ministério de discipulado para homens, usando oração, pequenos grupos e os meios de comunicação a fim de equipar os homens para alcançar todo o potencial de Deus pra eles. Ore para que Deus use esse ministério para ajudar os homens a viver como Jesus Cristo, o grande vitorioso. 

5. Cristãos incorporarem o exemplo de Cristo; viver vidas de humildade, integridade e simplicidade, assim como construir relacionamentos que honrem a Deus em suas famílias, igrejas, locais de trabalho e comunidades. Ore para que os homens sejam comprometidos com a oração, o estudo da palavra e a viver a palavra de Deus de forma prática em todas as áreas de suas vidas.

6. Pais, avós, tios e irmãos perceberem o terrível mal do abuso sexual de meninas em suas próprias famílias. Ore para que mulheres que convivem com o segredo de terem sido abusadas encontrem paz e cura no amor de Cristo.

7. Tradução, contextualização e gravação dos 52 roteiros do programa Chamados à Vitória. Os programas de 1-10 são baseados em “A Batalha de todo homem” de Lonnie Berger. Os programas de 21-43 são baseados em “As quarto prioridades” de John Tolson e Larry Kreider. Os programa de 43-52 são baseados nos escritos de Kent Darcie: “Filhos adultos do divórcio”.

8. Homens terem coragem e força da parte de Deus para abandonar as práticas culturais pecaminosas, mesmo as que são encorajadas por suas culturas.

9. Pelos que lutam com pecados secretos que tomaram controle de seus pensamentos e ações. Orem para que reconheçam seu pecado, busquem perdão e encontrem amigos que os ajudem a vencer suas lutas através da oração e da prestação de contas. (2 Timóteo 2:22)

10. Famílias que foram destruídas pelo álcool levando-as a pobreza extrema. Ore para que pais ensinem seus filhos que o consumo de álcool pode levar pessoas a ter comportamento abusivo, insensato e imprudente o que destrói vidas.

11. Leis serem mudadas e sancionadas para proteger a viúva de ter que se casar com um parente do seu marido.

12. Ore e agradeça, pelas líderes, pastoras das diversas igrejas de Goiânia que têm aberto os braços para o Projeto Ana e estão investindo na participação das mulheres de suas igrejas! Que haja uma unidade envolvendo todas as participantes congresso do PA em Outubro.

13. Homens cristãos seguirem o exemplo de Cristo em relação aos relacionamentos com mulheres (João 4.7-27).  Quebrando normas culturais, Jesus honrou mulheres tratando-as como testemunhas credíveis (Lucas 24.9-11). Ele as permitiu viajar com ele e ouvir seus ensinamentos. (Lucas 8.1-3;10.38-39).

14. Maridos e pais tratarem seus familiares com o mesmo amor, ternura e perdão que receberam de Deus, o pai. Ore para que pais ensinem seus filhos a não abusarem de suas filhas verbal, física ou sexualmente, mas que as trate com respeito.

15. Cristãos e cristãs solteiros entenderem a importância de escolher cônjuges cristãos para que Deus venha em primeiro lugar em suas vidas e seus filhos sejam nutridos com amor e tragam honra para Deus. A escolha do cônjuge afeta decisões quanto à vida familiar, a maneira de administrar o dinheiro e educação de filhos.

16. Sogros cristãos entenderem que suas noras viúvas precisam de seu apoio e proteção mesmo que a cultura diga que é certo tirar os bens e filhos da viúva.

17. Homens entenderem que a coisa mais importante que podem fazer por seus filhos é amar e respeitar suas mães.

18. Pais cristãos ‘não irritarem seus filhos; antes criarem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Efésios 6.4)

19. Maridos entenderem o impacto devastador que casos extraconjugais têm sobre suas esposas. Ore que maridos valorizem suas esposas e sejam fieis a elas, honrando-as e protegendo-as com ternura em palavra e ação.  “Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura” (colossenses 3.19).

20. Leis que proíbam casamentos forçados que prendem um homem ou uma mulher a um cônjuge com diferentes objetivos, valores e crenças religiosas, sejam aprovadas e respeitadas.

21. Maridos cristãos amarem suas esposas como Cristo ama sua igreja e que os homens as coloquem acima de todos e deixem seus pais e mães para se unirem às suas esposas. (Efésios 5.31)

22. Ore pelos testemunhos que acontecerão no 2º Congresso Nacional. Que Deus seja louvado e proteja cada um que glorificar o nome dEle. Que não haja retaliações, antes, durante nem depois.

23. Cristãs se submeterem aos seus maridos, não como um peso, mas com prazer e confiança à medida que são amadas, respeitadas, honradas e valorizadas por eles.

24. Pais não venderem suas filhas para cobrir as dívidas ou despesas da família. Ore para que percebam que suas filhas devem ser protegidas e valorizadas.

25. Homens se reunirem para orarem e edificarem uns aos outros em suas caminhadas cristãs e em seus relacionamentos. 10 Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Eclesiastes 4.10.

26. Homens perceberem os perigos físicos de terem múltiplas esposas ou casos extraconjugais que podem trazer doenças, como AIDS e às vezes causar sua morte assim como a morte da esposa que não sabe de nada.

27. Pastores e líderes de igreja corajosamente protegerem e apoiarem mulheres que são física e verbalmente abusadas por seus maridos, pais e outros homens.

28. Leis serem aprovadas para que os pais tenham responsabilidade com os filhos quer sejam de suas esposas, namoradas ou outras mulheres.

29. Mulheres que são forçadas a viver com seus maridos que escolhem ter mais de uma esposa e família.

30. Pastores e líderes de igreja estarem dispostos a se pronunciarem contra infidelidade e abuso por membros da igreja e a encorajar aquelas que sofreram abuso a buscar ajuda e proteção de seus líderes. Ore para que sejam firmes com seus abusadores e se certifiquem que o abuso pare.

31. Líderes reconhecerem que a pornografia está destruindo famílias e levando meninos e homens a ver as meninas e mulheres como objetos de abuso. Os viciados em pornografia têm dificuldade em desenvolver relacionamentos saudáveis e normalmente perdem controle de seus pensamentos e ações.

                                                          Agosto

Por favor ore por… 

1. Mulheres e meninas que têm sofrido abuso em seus lares. Peça a Deus que as ajude a encontrar amigos que as encorajarão a se proteger e as ajudarão a reconhecer que as filhas de Deus não merecem esse tratamento horroroso.

2. Ministérios de conscientização e oração e os programas Mulheres de Esperança do Projeto Ana para transformarem famílias ao propagar que a violência não é um comportamento aceitável e que cada pessoa é uma criatura especial de Deus, merecendo honra e respeito.

3. Mudança de coração dos pais e mães que forçam suas filhas a se casar muito cedo ou as forçam a passar pela circuncisão feminina. Ore para que valorizem suas filhas e ofereçam o cuidado de que precisam.

4. Cristãos saberem como seus pastores e líderes tratam suas esposas e filhos. “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar, não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro” (1 Timóteo 3.2-3).

5. Pastores e líderes falarem contra a infidelidade e abuso e encorajarem as que foram abusadas a procurar ajuda e segurança nos líderes. Ore para que sejam firmes contra os abusadores e que acompanhem cada caso a fim de certificarem-se de que não há mais abuso.

6. Familiares abusivos aceitarem que a vítima não é culpada da ira e violência que sentem. Ore para que familiares busquem ajuda e façam o que for necessário para que o abuso acabe. Ore que os abusadores sejam transformados pela misericórdia de Deus. “Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão” (Isaías 55.7).

7. Pelas que enfrentam violência doméstica em lares cristãos, onde são erroneamente ensinadas a submeterem-se a um familiar que usa palavras violentas, comportamento controlador, bate ou abusa sexualmente. “O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia. Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão” (Salmos 11.5-6).

8. Mulheres que consideram o suicídio para escapar da tortura e humilhação do abuso em seus lares. Ore também pelas que são forçadas a entrar em casamentos polígamos e são tratadas com escravas.

9. Por menor índice de violência contra a mulher no Brasil. A maioria das denúncias  contra a mulher é de casos de violência física. (www.1folha.uol.com.br)

10. Mulheres que negam que apanham ou minimizam o abuso para proteger o abusador. Ore para que entendam que estão impedindo que seus abusadores procurem ajuda e que agindo assim estão permitindo que o abusador continue com as agressões a elas e a outros.

11. Mulheres saberem que Deus as ama e não fecha os olhos para o comportamento abusivo dos pais, maridos ou outros que as maltratam. Ore por mulheres na Costa do Marfim e outros países onde são maltratadas pelos seus maridos que são pastores e líderes.

12. Mulheres e meninas que foram vendidas como prostitutas pelos familiares para encontrarem como fugir dessa situação. "Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei", diz o Senhor. "Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam” (Salmos 12.5).

13. Mulheres que estão sofrendo com AIDS, pois foram violentadas ou seus maridos foram infiéis. Ore para que conheçam o amor e o conforto de Deus e que elas consigam os remédios e alimentos que precisam.

14. Proteção de Deus às mulheres abandonadas ou divorciadas por seus maridos e que precisam de alimento e abrigo. Ore para que as mulheres que perderam a guarda dos filhos injustamente encontrem o conforto e ajuda de cristãos.

15. Meninas e mulheres isoladas em comunidades menonitas da Bolívia e outros países. Elas não podem se abrir nem mesmo com outras mulheres sobre a violência doméstica que enfrentam em suas casas. Elas não podem expressar sua ira ou questionar os atos pecaminosos que fizeram contra elas, então sofrem sozinhas. Ore pelos programas Mulheres de Esperança em baixo alemão que são ouvidos em CDs, pela rádio e pela internet.

16. Mulheres que permanecem em relacionamentos abusivos, porque temem perder os filhos para os pais, por não terem emprego, casa e nem dinheiro para sustentá-los.

17. Policiais darem mais apoio às mulheres que sofrem violência doméstica e que tratem a violência não apenas como uma simples ocorrência e sim como crime digno de punição. Ore para que juízes sentenciem os abusadores e exijam que busquem tratamento e paguem indenização.

18. Mais abrigos e casas de baixo custo serem abertos para receber mulheres que apanham e tentam recomeçar e construir um lar seguro para elas e seus filhos.

19. Imposição de leis contra violência e tráfico de mulheres e meninas para prostituição. Ore para os abusadores sejam pegos e punidos e que suas prisões sejam públicas, a fim de esclarecer que esses atos não são aceitáveis.

20. Pais ensinarem suas filhas a importância de guardarem-se até o casamento e a casarem-se com homens cristãos que irão respeitá-las, valorizá-las e ajudá-las a crescer para a glória de Deus.
                                                            
21. Abusadores entenderem que não são donos de suas esposas e filhos e, portanto, não podem fazer “o que bem quiserem com eles”. Ore para que comunidades exijam um comportamento diferente dos abusadores e que ensinem os homens a amar, valorizar e cuidar de suas famílias.

22. Meninas forçadas por seus familiares a casar devido à pobreza, dívida da família, ou simplesmente para que possam comprar uma TV. Ore também por meninas que querem suicidar-se por causa da dívida que o seu dote/casamento trará para seus pais. Ore para que as pessoas mudem de comportamento ao aprenderem que esses abusos são contra a lei e não são aceitáveis.

23. Profissionais serem respeitadas por seus chefes. A maioria dos assédios que ocorre no ambiente de trabalho é contra as mulheres.

24. Pais valorizarem seus filhos e os ensinarem a honrar a Deus e respeitarem o próximo. Ore para que ensinem seus filhos a não abusar de meninas verbal, física ou sexualmente.

25. Crianças que presenciam violência doméstica entre seus pais. Muitas delas desenvolvem sérios problemas emocionais, tais como, problemas de memória, concentração, deficiências, desconfiança de adultos, preocupação excessiva, culpa, vergonha, ira e comportamento agressivo.

26. Mulheres e meninas que frequentam a escola apesar de saberem que meninas foram assassinadas ou machucadas simplesmente por desejarem estudar. Ore por Betel, que foi vítima de um ataque de ácido após terminar a universidade na Etiópia, e ore por sua irmã, que largou o emprego para cuidar dela.

27. Ore por proteção física e emocional das palestrantes e preletoras  do 2º Congresso Nacional do Projeto Ana. Ore pela saúde de Celina Rempel, coordenadora nacional do PA.

28. Crianças abandonadas ou fugitivas (100 milhões) que moram nas ruas e costumam mendigar, roubar e prostituírem-se a fim de sobreviverem. Muitos se viciam em drogas e cola para fugir da dor, da fome e do trauma do abandono.

29. Louve a Deus pelos homens que ouvem os programas Mulheres de Esperança e que frequentam os grupos de oração. Eles são gratos por poderem entender melhor as mulheres. Ore por eles à medida que se esforçam para serem maridos, pais e irmãos que agradam a Deus.

30. Leis contra os chamados “assassinatos por honra” para serem instituídas e aprovadas. Em alguns países, os que matam as mulheres em sua família para proteger a honra são isentos de execução ou punição.

31. Autoridades protegerem mulheres e crianças abusadas e ameaçadas para não precisarem fugir para estarem seguras. Ore para que abusadores sejam severamente punidos a fim de que não machuquem outras pessoas.

                                                             Setembro
Ore por…

1.      Mulheres construírem bons relacionamentos com seus familiares e com Deus ao aprenderem lições valiosas nos programas Mulheres de Esperança (ME). Louve a Deus por vidas transformadas através dos ministérios do Projeto Ana (PA) que alcançam mulheres em suas línguas locais.

2.      Estabilidade política e econômica na África Oriental a fim de que recursos necessários, como assistência médica e suprimento de alimento sejam disponibilizados para as mulheres e suas famílias. Ore pelos líderes que trabalham para o bem de seus cidadãos. Ore também pelos refugiados e pelos que estão internamente deslocados que desejam se estabelecer num lugar seguro.

3.      Direção e proteção do Senhor para todos os envolvidos nos preparativos finais do 2º Congresso Nacional do PA Brasil. Você já se inscreveu? Mais informações no site: transmundial.org.br

4.      Equipes do ME (Hirut, Asrat, Woytu, Ayanitu, Genet, Yeshe, Alimazi, Yenalem, Gebayinesh, Galle, Zenebech, Berhane, Chalale, Agamitt, Yadatte, Dimuru, Jalamme, Aregashe, Hadha, e Wawa Tisuga) nas línguas amárica e oromo serem fortes e saudáveis. Ore para que consigam ministrar aos ouvintes que vivem na miséria.

5.      Mulheres que sofrem de prolapso uterino. Muitas são abandonadas pelos maridos e se esforçam para prover casa e comida para seus filhos. Ore pela equipe do PA na Etiópia que demonstram o amor de Cristo por essas mulheres ao pagarem pelas cirurgias necessárias, proverem alimento e roupas, oferecendo amizade e incluindo-as nos grupos de oração e em outras atividades.

6.      Produção final da obra de áudio-drama do Healing Voice (Voz de Cura) e pela entrega segura e distribuição de dispositivos de mídia para grupos de ouvintes em Jinka, uma área rural no sudoeste da Etiópia. Louve o Senhor que a gravação na língua Ari está completa! Ore para que o Healing Voice (Voz de cura) ensinem as mulheres afetadas pelas fístulas e as assegure do amor de Deus por elas. Ore pelos planos de gravar esse programa nas línguas amáricas e oromo.

7.      Meninas que são forçadas a se submeter à mutilação genital feminina (MGF) e lidam com complicações duradouras devidas ao procedimento, incluindo dor extrema, hemorragias e infecções. Ore para que seus pais percebam que essas consequências danosas clamam por um fim a essa tradição cultural.

8.      Orientação e sabedoria para as equipes do ME em suaíli (Virginia, Lynn, Catherine, Linanh,Beverly, Elfriede, Mischnick, Winnie, Roselyn, and Christine) no Quênia (Joyce, Agatha, Nen’ida, Msunza, Lilian, and Upendo Godwin) e  Tanzânia ao traduzirem, adaptarem e gravarem esses programas para que muitas sejam tocadas e levadas a ter um relacionamento pessoal com Deus. Ore também por Berenice (diretora da RTM Quênia).

9.      Mulheres afetadas pela violência doméstica no leste da África. A polícia muitas vezes não leva as queixas a sério e os processos levam anos para chegar aos fóruns. No Quênia, violência física e sexual (especialmente o estupro) é comum. Não há lei que proíba estupro de cônjuge e é crescente o número de incidentes de estupro e molestamento de criança.

10.  Mais esforços para acabar com a ameaça constante do Al- Shabab no nordeste do Quênia. Muitos ministérios cristãos e igrejas fecharam por causa das ameaças de mais bombas e assassinatos. Ore por proteção de Deus pelas igrejas em Zanzibar e os membros que enfrentam perseguição.

11.  Proteção de Deus pelas crianças que convivem com más influências e pressão dos amigos que as levam a tomar decisões erradas na vida. Ore pelos que correm perigos de se envolver com droga, alcoolismo e culto a demônios.

12.  Grupos de oração do PA no Quênia encontrarem lugares para as reuniões de oração. Ore também por finanças para um escritório e para impressão e distribuição de mais calendários de oração para mais de 2000 intercessores.

13.  Ore pelas preletoras e palestrantes do 2º Congresso Nacional do PA Brasil. Que sejam guiadas pelo Espírito Santo ao se prepararem para esse momento especial.

14.  Casa Ana na Tanzânia, um ministério do PA local, no qual as mulheres aprendem a costurar uniformes escolares para seus filhos e itens para ter uma renda. Ore também por voluntários compromissados e recursos necessários para transporte para visitar os 175 grupos de oração (mais de 2.500 intercessores) de 25 denominações diferentes em 11 regiões do país. Eles normalmente viajam grandes distâncias, às vezes 19 horas de ônibus, para alcançar ouvintes e intercessores.

15.  Mulheres que vivem na pobreza e são analfabetas, terem a oportunidade de aprender sobre a Palavra de Deus através do rádio. Ore para que o ME seja disponibilizado em mais línguas. “Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?” (Tiago 2:5).

16.  Mulheres que sofrem com a prática de casamentos polígamos. Ore para que mais leis sejam produzidas e sancionadas para proteger a unidade da família. “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória” (Efésios 3:20).

17.   Pais darem às suas filhas oportunidades de estudarem e não as forçarem a se casar com homens em troca de um dote por causa das dificuldades financeiras. Ore também que meninas entendam melhor seus direitos legais para recusar um casamento forçado e que os líderes de comunidades ofereçam proteção para essas meninas.

18.  Milhares de crianças trabalhando subterraneamente em minas de ouro profundas por períodos de até 24 horas. Ore também pelos que transportam e esmagam sacos pesados de minério. Isso as coloca em risco de lesão por desmoronamento da mina e de causar danos à saúde por se exporem ao mercúrio, à poeira e por carregarem cargas pesadas. Quase 70 %  de aproximadamente 50 milhões de pessoas na Tanzânia vivem na pobreza. (http://allafrica.com/stories/201507011641.html).

19.  Egide (diretora da RTM na África Oriental), Rachel (diretora da RTM Burundi), Beatrice (coordenadora do Projeto Ana), Consolata  (coordenadora de oração) e Gervais (tradutora do calendário de oração em Kirundi). Ore pela tradução dos roteiros do ME e pelos recursos necessários para produzi-los e transmiti-los.

20.  Líderes da África Oriental oferecerem água limpa e instalações sanitárias para prevenir doenças mortais que acabam com milhares de vidas anualmente. “Diarreia causada por saneamento inapropriado mata mais crianças que HIV/AIDS, tuberculose e malária juntos”. (WaterAid, BBCNews.com)

21.  Intercessores do Projeto Ana que moram em favelas em Nairóbi saberem que Deus as capacita a viverem além de suas circunstâncias. Ore pelas que frequentam grupos de oração secretamente temendo que seus maridos abusivos as espanquem. Algumas dessas mulheres foram forçadas a se casar e poderiam ser assassinadas caso ousem deixar essa área onde muitos criminosos cruéis moram.

22.  Mensagens bíblicas verdadeiras serem ensinadas e que cristãos vivam de acordo com a palavra de Deus mesmo quando as práticas culturais tradicionais são vastamente aceitas.

23.  Proteção para os refugiados e cristãos recém-convertidos que abandonaram suas velhas crenças religiosas. Ore também para que tenham permissão para cultuar livremente na África Oriental. Louve a Deus pela liberdade de culto em muitas áreas da África Oriental sem medo de intimidação política e religiosa.

24.  Líderes no Sudão do Sul, a nação mais nova do mundo, trabalharem juntos para proteger todos que desejam viver em paz e com respeito pelos outros. Ore por provisão de assistência médica e pessoal qualificado. Sudão do Sul está classificado como um dos países de maior índice de mortalidade materna.   

25.  Fim do costume no Sudão do Sul de vender suas filhas por gado (preço da noiva). Alguns pais educam suas filhas não pelo bem delas, mas para que possam exigir mais vacas quando são vendidas como noivas. 

26.  Provisão e sabedoria de Deus pelo desenvolvimento do ministério do Projeto Ana na Ruanda e pelos que oram usando os calendários de oração em francês e kinyarwanda.

27.  Alegria aos participantes do 2º Congresso Nacional do Projeto Ana Brasil que se iniciará em poucos dias. Proteção em seu traslado e durante todo o tempo que estiverem em Goiânia.

28.  Mulheres que convivem com HIV/AIDS. Muitas são negligenciadas pelos seus maridos e familiares e não têm como obter necessidades básicas. Ore pelas mulheres mais velhas que têm responsabilidades pesadas, pois cuidam das crianças órfãs que perderam os pais devido a doenças relacionadas à AIDS.

29.  Pessoas que vivem amedrontadas na África Oriental destruída pela guerra conhecerem a paz que vem do nosso Senhor Jesus. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”. Filipenses 4:7


30.  Mulheres que vivem sob tradições religiosas e culturais que têm impactos negativos em suas vidas e as impedem de encontrar liberdade em Cristo. 

                                                            Outubro
Ore por… 

1.      Mover especial de Deus nos corações dos participantes do 2º Congresso Nacional do Projeto Ana Brasil que se inicia hoje em Goiânia, Goiás.

2.      Inspiração do Senhor para todos os palestrantes envolvidos no Congresso Nacional do PA Brasil para que falem com autoridade e sejam livremente usados pelo Senhor.

3.      Que ao final do Congresso Nacional do PA Brasil, os participantes saiam inspirados e prontos para servir as mulheres ao seu redor, transformando realidades em suas famílias, igrejas e ambientes de trabalho.

4.      Pelos que trabalham no resgate de crianças usadas como prostitutas (10 milhões no mundo todo) sendo que muitas delas são forçadas a servir mais de 10 homens por dia. Ore para que essas crianças tenham um lugar seguro para receberem cura, viver e aprender sobre Deus. "Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados". Provérbios 31:8,9

5.      Mulheres considerando fazer aborto encontrarem uma amiga que as ajudará durante a gestação. Muitas são pressionadas por suas famílias, namorados ou líderes de sua comunidade e outros a optarem pelo aborto, pois muitas foram ensinadas que seus bebês são apenas um acúmulo de células.

6.      Programas Mulheres de Esperança em 69 línguas continuarem a encorajar mulheres que perderam esperança, a fortalecer as que estão fracas, levantar as caídas, desafiar as saudáveis, ajudar as necessitadas, inspirar todas as ouvintes a andar perto do Senhor e a lembrar as cristãs isoladas de que não estão sozinhas.

7.      Mulheres e meninas vivendo em culturas onde os ‘crimes para limpar a honra’ são permitidos e não existe punição para os assassinos. Ore também pelas famílias cujas filhas adolescentes são sequestradas e forçadas a se converterem a outras religiões.

8.      Mulheres que vivem em culturas onde podem ser presas ou apedrejadas por cometerem adultério. Nessas culturas, a mulher ou menina pode ser considerada adultera se for violentada, ou, se conversar com algum homem que não seja seu parente.

9.      Pais, maridos e irmãos que tratam mulheres e meninas com respeito e dignidade e estão ensinando outros a fazerem o mesmo.

10.  Vítimas da escravidão nos dias de hoje (existem 27 milhões de escravos no mundo). Ore pelos sobreviventes que têm encontrado esperança e dignidade através da educação, cursos profissionalizantes e da palavra de Deus.

11.  Mulheres que optam pelo aborto de meninas, porque as famílias dos maridos desejam que tenham meninos. Ore pelos líderes de comunidade que trabalham para acabar com essa prática cultural.
  
12.  Jovenzinhas que são forçadas pelos parentes e pelas práticas culturais a se casarem precocemente. Essas meninas-noivas normalmente param de estudar, são expostas à violência, doenças, exploração e podem até morrer durante a gravidez, parto ou por outras complicações.

13.  Mulheres que trabalham duramente por longas horas para receber um mísero salário. Ore também por mulheres que andam muitos quilômetros para juntar lenha ou buscar água e além disso têm que cuidar da colheita, dos filhos e preparar refeições.

14.  Mulheres que enfrentam violência doméstica em seus lares onde palavras abusivas, comportamento controlador, abuso físico ou sexual acontecem por parte de um parente, cuidador ou amigo da família e as levam ao temor e humilhação.

15.  Mulheres que vivem isoladas pelas suas famílias e não têm poder de decisão quanto ao seu próprio futuro. Algumas não podem nem ao menos falar com ninguém além de seus maridos.

16.  Pelos estimados 4 bilhões de comunicadores orais no mundo que não sabem ler ou que optam naõ aprender através da leitura, terem oportunidades de ouvir sobre a salvação e amor de Deus.

17.  Viúvas, mulheres abandonadas e órfãos que trabalham arduamente para sustentar suas famílias. “Garantam justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos.
Livrem os fracos e os pobres; libertem-nos das mãos dos ímpios
”. (Salmos 82:3-4)

18.  Organizações que corajosamente trabalham com líderes locais ou mundiais para dar esperança e um futuro melhor para as vítimas de escravidão, exploração sexual e outras formas de violenta opressão.
  
19.  Parteiras receberem treinamento adequado para cuidar de mulheres em trabalho de parto. Ore pelas cristãs que ajudam financeiramente as mulheres que sofrem com fístulas, prolapsos uterinos e circuncisão feminina a fim de que consigam fazer as cirurgias necessárias.

20.  Equipes do PA visitando e ensinando mulheres nas prisões na Angola, Albânia, Camboja, República Democrática do Congo, Etiópia, Gana, Indonésia, Costa do Marfim, Quênia, Libéria, Nepal, Paraguai, Portugal, África do Sul, Tanzânia, Tailândia e outros países.

21.  Mães ensinarem seus filhos a amarem a Deus, respeitarem o próximo e apreciarem suas famílias. Ore pelas mães solteiras lutando para educar seus filhos.

22.  Mulheres e meninas que sobreviveram ao abuso sexual receberem o cuidado que precisam. O estupro é um dos crimes menos denunciados devido a atitude prevalecente de que é uma vergonha para as famílias da vítima. Em muitas regiões não há proteção para as vítimas, que são frequentemente vitimadas novamente pelos que deveriam oferecer proteção.

23.  Mulheres que recebem a palavra de Deus através dos programas de rádio em áreas isoladas na Ásia Central, Oriente Médio e Norte da África. Ora por proteção das equipes do ME nas línguas árabe, berbere, farsi, cazaque, quirguiz, pashto, somali, tadjique, turcomena e usbeque.

24.  Que Deus supra as necessidades financeiras do Projeto Ana para que o ME continue a ser transmitido em 69 línguas e seja produzido em novas línguas; para que rádios sejam comprados; ouvintes e grupos de oração possam ser contatados e encorajados e que muitos possam receber treinamento profissional.

25.  Mais mulheres e meninas terem coragem para viverem uma vida melhor e se absterem da atividade sexual precoce.

26.  Mulheres corajosas que trabalham arduamente para prover água limpa a fim de prevenir doenças e morte em suas famílias e comunidades e dessa forma, incentivam um viver saudável que traz glória pra Deus.
  
27.  Ouvintes do Mulheres de Esperança através do rádio, internet e outras mídias entenderem o amor de Deus por elas e receberem a salvação em Jesus. Muitas têm enviado perguntas pelo whatsapp, Facebook, sites e estudos bíblicos através do Skype.

28.  Esposas que não têm controle sobre os relacionamentos extraconjugais de seus maridos. Além da perda de dignidade e solidão sufocante, elas ainda temem pegar doenças sexualmente transmissível ou de serem abandonados.

29.  Mulheres que vivem em regiões de guerra ou em campos de refugiados. Muitas correm risco de inanição ou estupro. Ore por mulheres que corajosamente visitam esses campos compartilhando sobre o amor de Deus.

30.  Mulheres e meninas conhecerem sua identidade em Cristo e seu valor para suas famílias e sociedade.

31.  Mulheres e meninas que rejeitaram o aprisionamento da feitiçaria, culto aos ancestrais e outras práticas das trevas e que agora seguem a Cristo. Ore para que seus familiares aceitem o presente de salvação através de Jesus.


                                                        Novembro

Louve e agradeça a Deus….

1.      Que mulheres ao redor do mundo estão glorificando a Deus com suas vidas mesmo quando suas circunstâncias  não mudam para melhor. Um ouvinte no Nepal testemunhou: “ Sou analfabeta. Não sei ler a bíblia. Só consigo ouvir e entender a Palavra de Deus. O programa Mulheres de Esperança me ajuda a entender coisas sobre o Senhor Jesus Cristo e como ele nos dá salvação e seu grande amor. Quando ouço o programa Mulheres de Esperança, sinto felicidade e alegria na minha. A maioria das mulheres no grupo Rana Tharu é iletrada. Muito obrigada por esse programa e pela ajuda para edificar minha vida espiritual”.

2.      O programa do Projeto Ana, o Mulheres de Esperança é ouvido em 69 línguas através do rádio, internet, CDs e outras formas de mídia. Louvado seja Deus que a língua pashto foi irradiado e tem 100% de sustento!
                                                   
3.      A Cruzada Estudantil para Cristo (CRU) e RTM internacional/Projeto Ana terminaram o áudio em inglês do filme Madalena: Através de Seus Olhos e o programa de rádio Retratos de Esperança baseado no material de estudo bíblico Madalena, que foi simplificado para tradução. Ore para que esses programas discipulem e levem esperança para mulheres em muitos países no futuro. Ore por recursos necessários e equipes de produção nacional para as versões árabes e hindi.

4.      Pela finalização do áudio dramatizado Healing Voice (Voz de cura- para vítimas de fístula) na língua ari e sua distribuição na Etiópia. Por favor, continue a orar pela produção nas línguas amarica e oromo.

5.      Pela equipe profissional que gravou a versão em inglês do áudio dramatizado Hidden Treasures (tesouros escondidos – para mulheres sexualmente exploradas e traficadas na Europa). Deus tem dado continuidade ao trabalho a despeito de muitos desafios.

6.      A verdade e o amor de Deus são proclamados pelo rádio no Oriente Médio, Norte da África, Ásia Central e outros países onde cristãos são perseguidos e missionários não têm permissão de entrar. Vidas estão sendo transformadas e igrejas estão sendo formadas. Continue a orar por mulheres que sofrem abusos do marido e outros familiares por serem cristãs.  

7.      Num pequeno vilarejo de 33 famílias no Oriente médio, 22 são cristãs, a maioria aceitou Jesus depois de ouvir o programa de rádio Mulheres de Esperança. Toda semana eles se reúnem para ouvir o programa, orar e cultuar. Elas têm quatro estudos bíblicos de mulheres e  quatro bíblias.

8.      Por refugiadas de língua farsi que aceitaram Cristo como seu Salvador e estão sendo discipuladas pela equipe de produção do Mulheres de Esperança na língua farsi. Ore pelos ouvintes e intercessores que se reúnem para encorajar um ao outro na caminhada com o Senhor.

9.      Pelos 18 anos de ministério do Projeto Ana que tem alcançado mulheres através da conscientização, oração e programa de rádio. Louve a Deus pelos intercessores que se uniram à temporada anual de jejum e oração e que fielmente oram pelos pedidos no calendário de oração. "Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem; pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam, se lhes fosse contado”. Habacuque 1:5

10.  Pela expansão do ministério de oração do Projeto Ana, especialmente na Albânia, República Africana Central, Etiópia, Costa do Marfim, Quênia, Mianmar, Irlanda do Norte, África do Sul, Tanzânia, Tailândia e Oriente Médio.

11.   Pelas centenas de equipes e voluntárias do Projeto Ana em cada continente – produtoras de programa, coordenadoras de ministério, membros de equipe, intercessores, técnicos de rádio, roteiristas, grupos de oração e equipes de visitação e de apoio aos ouvintes.

12.  Websites do Projeto Ana, aplicativos de celular e páginas do Facebook assim como pelo TWR360, todos possibilitam muitos a fazerem uploads tanto dos programas Mulheres de Esperança e os pedidos mensais do calendário de oração na língua do usuário. Milhares de pessoas dizem que são gratas que alguém se importa com elas e separa tempo para ouvi-las e orar por elas.

13.  Mulheres receberam treinamento profissionalizante no Brasil, Índia, Indonésia, Paraguai, Tanzânia e muitos outros países para que possam participar no sustento de suas famílias.

14.  Pela segurança e presença de Deus durante as milhares de milhas viajadas por Marli na África, Europa, Ásia Central e América do Norte e do Sul ministrando aos intercessores e ouvintes do PA, aconselhando nossas equipes, levando esperança e salvação e encorajando a igreja a continuar a cumprir Provérbios 31.8: "Erga a voz em favor dos que não podem defender-se...”

15.  Muitas refugiadas novas que estão buscando amizade e um lugar seguro nas Casas Ana na Suécia e nos grupos de oração em muitos países. Ore para que busquem Deus e entendam que Ele se importa com elas e as convidem a aceitar o seu presente de salvação através de Jesus Cristo.

16.  Pelos milhares de pessoas envolvidas nos grupos de oração do PA que se encontram regularmente para orar, ministrar às mulheres e evangelizar nas cadeias, maternidades, hospitais, orfanatos e centros de refugiados. Muitas distribuem comida, roupas e produtos para bebê, dando esperança para mulheres e suas famílias.

17.  Yvonne Knox atendeu ao chamado de Deus para voluntariar como coordenadora do PA na Irlanda do Norte e que igrejas responderam com entusiasmo lá e na Irlanda às necessidades de mulheres. Ore pelo desenvolvimento de um programa de rádio de 15 minutos abordando as questões que mulheres e meninas enfrentam na Irlanda, Irlanda do Norte,  Reino Unido e mundo todo.

18.  Seis mil calendários foram distribuídos na língua tailandesa com kits de novos testamentos para 5.000 igrejas e mulheres tailandesas e laosianas.
19.  Ann Seri atendeu ao chamado de Deus para se voluntariar como coordenadora do PA na África Central/Ocidental. Agradeça também por Brenda Lombardi que agora está auxiliando Ruth Mbennah no sul e leste da África, onde o ministério está expandindo.

20.  Mulheres, maridos e líderes de vilarejos que se tornaram seguidores de Cristo através dos esforços evangelísticos do PA, que incluem o Mulheres de Esperança, visitas da equipe PA que compartilham o amor de Deus, grupos de oração, congressos e ministérios de misericórdia.

21.   Pelas tradutoras voluntárias do calendário de oração do PA a fim de que outros possam orar conosco em mais de 85 línguas.

22.  Muitos pastores, maridos, e equipes da RTM que apoiam e servem às equipes e voluntárias do PA ao redor do mundo.

23.  Milhares de presos que receberam esperança através do amor demonstrado a elas de formas práticas (tais como: roupas, sabão e produtos para bebês); através do ME; nos estudos bíblicos liderados pela equipe de visitação na Albânia, Camboja, República Democrático do Congo, Etiópia, Gana, Indonésia, Costa do Marfim, Coreia, Libéria, Nepal, Paraguai, África do Sul, Tanzânia e Tailândia.

24.  Pelo sustento do Mulheres de Esperança pela ERF na Alemanha; Suíça, e Áustria; NOREA na Dinamarca, Noruega e Suécia; Messengers na Finlândia; Parceiros da RTM na Ásia, Brasil, Canadá, Holanda/Bélgica e Reino Unido e a Fundação Burnham.
25.  Página do Mulheres de Esperança em árabe (Esperança para você/ Laki Raja) está alcançando mais de 64.000 e a equipe recebe centenas de e-mails de mais de 10 países de fala árabe. Ore para que essa conexão traga esperança para as árabes e fruto duradouro para o reino de Deus.

26.  Por rádios; CDs com programas Mulheres de Esperança, calendários de oração e roteiros do Mulheres de Esperança; bíblias e outras literaturas que são preparadas e distribuídas.

27.  Milhares de ouvintes do Mulheres de Esperança têm compartilhado testemunhos sobre como o programa as têm ajudado a entender e a lidar com raiva, a tratar os cônjuges melhor, a educar filhos felizes e a honrar a Deus através de seu viver.

28.  Líderes de comunidade e a mídia estão expondo estupros, abuso de crianças, tráfico de pessoas e práticas culturais nocivas.

29.  Que Deus tem provido amor e cura abundante para Celina Rempel depois da cirurgia do olho. Agradeça a Deus por Susie Pek e outros que assumiram mais responsabilidades para que o ministério no Brasil pudesse continuar.

30.  Pelas mulheres que oferecem rádios, alimentação, vestimenta, assistência médica e taxas de matrícula em escolas para órfãos de viúvas. Louve a Deus por coreanos e coreanas que foram ao Vietnã e ofereceram itens necessários para aprimorar o ministério do PA ali.

                                                     Dezembro
Ore por... 

1. Mães refugiadas lutando para sustentar suas famílias com recursos limitados de comida, água limpa, eletricidade e saneamento. Muitas mortes são causadas por desidratação e diarreia de cólera, que é espalhada através de água contaminada usada em banho e preparo de comida em campos de refugiados.

2. Programa da RTM/PA nas línguas dos refugiados e salvos em aparelhos de MP3, aplicativos de smartphones, etc... Alcancem aquelas que querem saber mais sobre Jesus, Ore para que organizações cristãs e os parceiros nacionais da RTM que interagem diretamente com os refugiados distribuam programas da RTM e ajudem os que buscam entender as verdades sobre Deus. Ore também pelo desenvolvimento de novos programas e o recrutamento de um novo coordenador para esse ministério.

3. As diversas refugiadas que aceitam a Jesus quando ouvem sobre o amor de Deus e salvação em Cristo pela primeira vez. A liberdade de escolher no que creem é novo para elas. Ore para que façam escolham sábias.

4. Pelos 332.000 refugiados no Campo de refugiados Dadaab no Quênia que foi construído para acomodar 90.000 pessoas e é o maior campo de refugiados no mundo. O Complexo é a 3ª maior cidade não oficial no Quênia.

5. Milhares de refugiadas frequentando igrejas e até mesmo pedindo batismo. Embora alguns creiam que isso aumente suas chances de asilo, ore para que muitas realmente entreguem suas vidas a Deus e se tornem seguidoras de Cristo.

6. Jovens mulheres iemenitas que ao perceberem que outras jovens estão desaparecendo fogem para Etiópia por medo que homens as forcem a serem suas escravas sexuais ou empregadas.

7. Pessoas que já tem dificuldade para sustentar suas próprias famílias e observam seus países serem inundados por milhares de refugiados necessitados.

8. Milhares de eritreus em vários campos de refugiados na Etiópia buscando refúgio da fome, escravidão, tortura e assassinatos em seu país. Um número desconhecido de pessoas morreu no deserto do Sinai ou no mar mediterrâneo tentando chegar à Europa. Alguns cristãos eritreus têm sido sequestrados pelo Estado Islâmico.

9.  Mulheres trabalhando nas Casas Ana na Europa ministrando às refugiadas que buscam asilo. Ore para que essas refugiadas do Oriente Médio, África, Ásia Central e Europa encontrem um lugar seguro, amizade e salvação em Cristo.

10. Pelos 967.000 de refugiados somalianos em sua grande maioria no Quênia, Etiópia e Iêmen ouvirem nos programas da RTM/PA na língua somali que Jesus Cristo as ama e deseja que tenham dignidade e que sejam libertas das práticas nocivas culturais. 

11. Pelos 140.000 refugiados do Mianmar que moram nos campos de refugiados na Tailândia, alguns já há 30 anos. Cerca de 70% dos Karen são budistas ou animistas e cerca de 25% são cristãos. Ore que o ME em sgawkaren traga conforto e paz às essas vidas atribuladas. Essas etnias de refugiados fogem de suas terras natais para escapar da morte, tortura, estupro, minas terrestres e trabalhos forçados.

12. Mover do Espirito de Deus nos países destruídos pela Guerra trazendo cura aos corações e mentes e restaurando famílias. Ore para que os sobreviventes dos massacres, limpeza étnicas, guerras civis, conflitos civis, lutas de facção, conflitos religiosos e políticos e guerras de independência trabalhem juntos para trazer cura e paz para seus filhos.

13. Mulheres que engravidam dos seus estupradores durante a Guerra ou nas difíceis jornadas de refugiadas. Ore para que o Senhor as ajude a encontrar ajuda médica, psicológica e espiritual que precisam. Ore para que mulheres na República Africana Central cujos maridos as abandonaram, pois foram violentadas. Ore pelos grupos de oração do PA ajudando-as a pagar por exames médicos e remédios assim como as ajuda a cuidar de seus bebês, que são resultados de estupros.  

14. Cidadãos que experimentam medo e pânico quando centenas de refugiados de diferentes culturas, religiões estranhas e falando línguas diferentes se mudam para suas comunidades. Muitos temem que suas culturas sofram mudanças, perda de emprego, declínio da educação e aumento do crime.

15. Refugiados cujas vidas correm risco se outros descobrirem que estão ouvindo programas de rádio cristão e estão estudando a bíbia para aprenderem sobre o amor e perdão de Deus através de seu filho, Jesus Cristo.

16. Cristãos que fugiram de suas comunidades ou países devido a perseguição religiosa. Ore para que encontrem grupos de cristãos que os receberão com amor. Extremistas na Índia usadamente atacam cristãos e ameaçam matá-los e queimar suas casas se não negarem Cristo. Muitos desses cristãos não têm água limpa para beber uma vez que não têm livre acesso aos poços da comunidade.

17. Mulheres e meninas que foram severamente espancadas, violentadas brutalmente repetidas vezes e forçadas a casar com jihadistas por medo de morrerem ou para salvarem as vidas de entes queridos. Muitas cometem suicídio para escapar dos horrores da escravidão sexual.

18. Refugiados de montagnard, um grupo minoritário de cristãos do Vietnã, que estão se escondendo na selva no Camboja. Ore pelos que estão relocados em outros países, ao enfrentarem choque cultural e são forçadas a aprenderem novos costumes e línguas.

19. Famílias que foram separadas, sem saber se alguém da família morreu. Mesmo depois de encontrarem alguns familiares, em muitos casos, não podem mais voltar a morar juntos, pois perderiam a ajuda financeira e não conseguiriam sobreviver com seus ganhos.

20. Um final pacífico para a Guerra que dura 55 anos na Colômbia. Mais de seis milhões foram forçados a deixar seus lares e mais de 220.000 foram assassinados. Ore para que muitos se entreguem a Jesus ao ouvirem os programas da RTM nas cidades, vilas e florestas.   

21. Líderes e cidadãos na Alemanha, Áustria, Hungria, Suécia, Holanda, Finlândia, países que estão na expectativa de receber um total de 1.3 milhões de pedidos de asilo até o fim do ano.

22. Cidadaõs na Turquia, Líbano e Jordânia onde se espera que o aumento de pedidos de asilo aumente em cerca de um milhão em 2015, chegando a 4.7 milhões em Dezembro.

23. Pelos mais de 125.000 migrantes europeus que pediram asilo na Alemanha, mas que provavelmente serão forçados a voltar para seus países. Albânia, Kosovo, Macedônia, Sérvia e outros países que sofrem com pobreza, faltam de emprego e corrupção, mas são declarados países seguros. Com poucas opções para pedir vistos de trabalho na Alemanha, migrantes dos Balkans ocidentais frequentemente buscam asilo.

24. Líderes internacionais que exigem que governos abusivos sejam responsabilizados por seus ataques aos inocentes assim como pelo seu mau uso dos recursos naturais (petróleo, diamantes, etc.) e pelas finanças recebidas por organizações de auxílio humanitário.

25. Refugiadas que estão ouvindo a mensagem de Natal pela primeira vez e sobre o presente de salvação em Jesus Cristo.

26. Para que os pacificadores das Nações Unidas que são chamados a proteger muitos dos mais de 60 milhões de refugiados e internamente deslocados no mundo. Ore para que não abusem das jovens e meninas, mas que as trate com integridade e dignidade.

27. Mulheres e meninas correndo risco de serem usadas como prostitutas ou de serem vendidas como ‘noivas’ para ganharem dinheiro para suas famílias que estão esperando permissão para trabalhar e melhorar suas vidas.

28. Refugiados e internamente deslocados que estão experimentam horrores sobre horrores ao tentarem encontrar luares seguros para suas famílias. Enquanto muitos são fortunados o suficiente para chegarem a campos de refugiados que atendem suas necessidades básicas, poucos conseguem emprego e uma vida independente. Muitos enfrentam situações desesperançadas.

29. Migrantes que tentam entrar em outro país não por causa de perseguição política ou guerra, mas sim por razões econômicas e não têm permissão de ficar no novo pais. A maioria prefere morrer a ser enviado de volta para seu país de origem, onde suas famílias sofrem com a falta de emprego.

30. Milhares de meninas que fogem da violência dos repetidos estupros em Laos e Mianmar e que caem na escravidão sexual na Tailândia. Ore para que encontrem um lar seguro em abrigos onde podem conseguir receber treinamento profissionalizante e receber palavras de esperança ao ouvir o Mulheres de Esperança nas línguas birmanesa, sgawkaren, isan e tailandesa.

31. Cada refugiado, que é uma pessoa preciosa e amada por Deus e que está distante de sua família, cultura, língua e tudo que lhes é familiar. Ore para que essas pessoas atribuladas encontrem esperança através dos atos de bondade oferecidos por cristãos em nome de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário