1 de mar. de 2012

MARÇO 2012: Orando por Mulhers na Pobreza

ORANDO POR MULHERES NA POBREZA


A pobreza destrói a vida de milhões de pessoas no mundo todo: machuca pessoalmente os que sofrem com a fome, água imprópria para uso, casas sem segurança, doença e desprezo. Os menos favorecidos não conseguem romper o ciclo de pobreza, por não terem acesso à educação, saúde e emprego devido à corrupção e discriminação.

Segundo a ONU, a maioria das pessoas em situação de pobreza é mulheres. As que vivem nos países em desenvolvimento viajam uma média de quase quatro quilômetros todos os dias para buscar água, que nem sempre é adequada para consumo. No mundo todo, 2.5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento adequado e cerca de 885 milhões de pessoas não têm acesso a água potável.

Cerca de 21.000 crianças em todo o mundo morrem diariamente por questões ligadas à pobreza. As que sobrevivem não conseguem ter um futuro melhor por dificuldades econômicas e culturais que encontram pelo caminho. No entanto, uma filha estudada tem melhores condições de cuidar de seus pais, dela mesma e de seus filhos. Ao aprenderem a ler e escrever, as meninas também aprendem sobre nutrição adequada, saneamento básico, relacionamentos e como construir lares e comunidades saudáveis. Quando as jovens são ensinadas a planejar seu futuro, ficam menos propensas a serem sexualmente ativas, contraírem doenças sexualmente transmissíveis ou terem filhos cedo demais.

Cursos profissionalizantes e seminários sobre vida saudável, ensino sobre como escrever cartas de reivindicação para os líderes comunitários, levantamento de recursos para cavar um poço e obtenção de instalações sanitárias adequadas são formas simples que ajudam a acabar com a pobreza. Os grupos de oração do Projeto Ana (PA) e os programas Mulheres de Esperança (ME) em mais de 58 línguas oferecem conselhos práticos para milhões de mulheres, mães e jovens assim como dignidade e esperança através de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário